terça-feira, 18 de novembro de 2014

Baia de Todos os Santos, primeiras impressões

Falando em navegação a vela, a Baia de Todos os Santos é um dos melhores, senão o melhor local para velejar no Brasil. Com vento regular de boa intensidade, abrigado de grandes ondas e com diversas opções de fundeio, seria perfeito se a água fosse clara e de temperatura agradável....e É! Sendo assim, não há o que um velejador possa reclamar deste local maravilhoso.                                                                             Encontrei velejadores que gostam de mar aberto, sem ver terra a vista, gostam de adrenalina, e para estes a Baia de t. os Santos pode ser um pouco monótona. Para estes, pode ser pequena justamente por ter limites.Há velejadores que não gostam de limites, de fronteiras, e o mar aberto é sua melhor opção.
Minhas primeiras impressões são de um local de muitas possibilidades, onde podemos navegar de dia e fundear em um local bonito e passar uma noite tranquila.
Naveguei bastante no Rio Guaíba e Lagoa dos Patos-RS e vejo algumas singularidades entre estes locais e a Baia de Todos os Santos. Nos dois locais a variação de profundidades é grande, sendo que na Bahia temos locais bem mais profundos que no Rio Grande do Sul. 
Há uma variação da maré muito acentuada em Todos os Santos, com mais de 2 metros o que representa um perigo para fundeio mal escolhido. No Rio Guaíba não temos diferença de maré, sendo este mais suscetível aos ventos que se vindos de sul podem segurar a vazão e aumentar o nível do Rio.
Acabei falando uma frase que ficou interessante para definir a navegação a vela nestes dois locais: É tudo igual diferente!

Um comentário: