quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Novas velejadas

Dia 06 recebi nova tripulação no Vagabond, o carismático Jacson Lumertz e o técnico, organizado e simpático Delmar Poisl, amigos do Sava Clube de Porto Alegre. 
Nossa primeira velejada foi até Salinas de Dona Margarida, onde não desembarcamos, optamos por voltar a Itaparica e curtir o final de tarde lá.
Nosso retorno foi com um pirajá imprevisto, onde nos pegou de frente e fomos obrigados a baixar as velas e ligar o  motor. Esta motorada foi um teste para o motor Volvo 2003, depois de um conserto em 1 vazamento de óleo, onde se comportou bem e dei como encerrado os reparos nele.
Na sequencia tivemos 2 dias de chuva, onde descobrimos as habilidades de Chef de cozinha do Jacson, com sua moqueca de Robalo, e massa com camarão, estavam ótimos!!
Delmar, vai lavar a louça!
Brincadeiras a parte, foram dias muito divertidos, até que botamos o Vagabond em rumo ao Tenab, centro de Salvador. Bela velejada com orça folgada, sem manobras até a aproximação. Lá dentro jogamos ferro e descemos para um relaxante banho.
Jantamos no pelourinho, onde falávamos sobre como é interessante chegar em salvador velejando.
Dia 11 tomamos rumo Morro de São Paulo. Velejada tranquila com vento de alheta, mar picado com ondas de 1 metro, sem stress. 
O Jacson pegou 2 peixes que fizeram uma bela corrida, mas escaparam para frustração de todos, mas vamos lá! 
Em Morro, fundeamos em Gamboa, e no dia seguinte nos despedimos do divertido Jacson e sua tradicional frase: É o que temos!!!
Eu e o Delmar descobrimos como é ruim dormir fundeado em Gamboa, com 2 dias que o veleiro não parava, com as ondas dos barcos comerciais e as ondas do mar que entram de Nordeste. Na terceira noite fomos para o outro lado e ancoramos em um local bem protegido, exatamente em frente a Gamboa. Dormimos muito bem nesta noite.
Retornamos a Salvador com contra vento, bela velejada com rumo direto a Itaparica, navegação de 9 horas totais. Muito bom....média de 5 nós no Vagabond.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Comandante Luis,
    Fui sensacional compartilhar essa semana do "Jeito de ser Vagabond". Muito legal as velejadas neste paraíso da vela com todo seu potencial. Mais uma vez, obrigado pela acolhida no Veleiro Vagabond e toda a camaradagem a bordo! Foram ótimas as velejadas, as conversas e o padrão da cozinha. "É o que temos". Até a próxima em breve! Jacson Lumertz

    ResponderExcluir